Projetos

Projeto Valores

Justificativa

          Justifica-se este projeto pela necessidade de se resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites e materialista, que tira da criança o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacífica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.

A sociedade moderna, com todas as suas facilidades e dificuldades, vêm preenchendo tanto o tempo como a vida do ser humano, pouco lhe resta para buscar os sentimentos mais nobres do espírito, tais como cortesia, gratidão e outros semelhantes.

Estamos vivendo um momento de difícil relação humana, onde se vêem a predominância da intolerância e da falta de cooperação, fatos esses que vem sendo notado já na infância.

A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condiz com a sua realidade. Certamente, cremos que, os que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colherão delas amanhã. É nessa fase da vida que se verifica a formação de valores e atitudes que vão acompanhá-los pelas suas vidas.

Este projeto visa à valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.

A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte do âmbito escolar e do dia-a-dia de cada um.

        É nossa intenção ter um programa, de ensino de valores como cortesia, gratidão, respeito, não violência, ética, responsabilidade, honestidade, solidariedade, etc. Mantido por um grupo informal de educadores, e disponibilizado as crianças para uma educação mais ampla e mais humanista.
        
Objetivo Geral

  •           Mostrar a importância de se ter valores e trabalhá-los em equipe.
  •             Refletir sobre o que significa colaborar e respeitar as pessoas.
  •             Criar hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
  •            Assumir responsabilidades sem ter medo, pensando sobre o que significa ser honesto.
  •            Perceber a importância de se tornar uma pessoa responsável para que as pessoas possam ter confiança nela, que mentir pode acarretar grandes conseqüências e, que boas maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
  •            Compartilhar as coisas de forma prazerosa e descobrir o real significado de ser generoso.
  •            Conhecer regras e normas de uma boa convivência com o meio.
  •            Preparar a criança de hoje para que seja um adulto que faça a diferença no grupo social em que estiver inserido amanhã.
  •            Auxiliar os alunos a aplicar em seu cotidiano valores como a união, a gratidão, o companheirismo, a cortesia, e o amor ao próximo.
  •            Conseguir vencer obstáculos como o preconceito, bullying, a exclusão de alunos por determinado grupo, a desatenção as lições dadas em sala de aula, a falta de respeito para com os professores.
  •             Contribuir par que os alunos despertem o interesse e saibam a importância de boas maneiras na hora do lanche, entrada e saída da escola.
  •             Desenvolver nos alunos um pensamento humanista; através da inserção dos valores focando o aluno como agente multiplicador.
  •             Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula.
  •             Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa educação e boas maneiras.
  •             Propiciar e, despertar sentimentos de esperança, dedicação e solidariedade nos alunos. Entendo os alunos como agentes multiplicadores, plantar os bons sentimentos como sementes a serem partilhadas com a família e comunidade.
  •             Proporcionar a compreensão de dedicar-se aos estudos, ao trabalho e a tudo na vida.
  •            Ampliar o sentimento de preocupação não só com o “eu”, mas com o “próximo” através da solidariedade e do praticar o bem.
  •            Visar à esperança como única forma de busca por um mundo melhor. Quando se perde a esperança, perde-se a dedicação na busca por algo que se anseia.
  •            Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.
Duração do Projeto:

                  O Projeto se estenderá durante todo o ano letivo.

Procedimentos

          Valores a serem trabalhados

       ü  Amizade;

ü  Amor;

ü  Alegria;

ü  Bondade;

ü  Carinho;

ü  Cooperação;

ü  Cortesia;

ü  Dedicação;

ü  Esperança;

ü  Gratidão;

ü  Honestidade;

ü  Justiça;

ü  Liberdade;

ü  Paz;

ü  Respeito;

ü  Responsabilidade;

ü  Solidariedade;

ü  União;

ü  Verdade.


Durante a leitura de textos, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.

Dramatizar situações com a criança, pedir que os alunos contem experiências que já tiveram com o tema proposto.

Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de desenhos, cartazes, figuras e mensagens e produções de textos.

Levar o aluno a refletir, ajudando-o a pensar sobre cada situação e, sobre as necessidades básicas do ser humano.

Proporcionar jogos, filmes, leitura de textos informativos, envolvendo os valores trabalhados fazendo pausas para eventuais debates e conversas informais sobre os idosos, portadores de necessidades especiais, o menor abandonado, diferentes realidades e situações.

Promover atividades onde seja evidenciada a importância do trabalho em equipe, a cooperação de cada um, o respeito e as diferenças, resgatando valores que impliquem em mudanças de atitudes diante a vida.

Sugestões de Atividades:

ü  Cruzadinhas;

ü  Desenhos;

ü  Dinâmicas em grupo;

ü  Músicas;

ü  Cartazes;

ü  Produção de textos;

ü  Jogos;

ü  Filmes;

ü  Leitura e interpretação de textos e etc.

Sugestões de filmes:

ü  A era do gelo:

Aborda a amizade, o companheirismo, a honestidade e o ajudar ao próximo

     Sinopse:

Em plena Era Glacial, um grupo de animais, incluindo um tigre dente-de-sabre, um mamute e algumas preguiças gigantes, encontra uma criança perdida. Juntos, eles decidem por procurar a família do menino, para que possam devolvê-lo.

ü  Irmão urso:

Aborda o ajudar e, o importar-se com o próximo; a amizade.

     Sinopse:

Em busca de vingança por seu irmão ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade sob a ótica dos animais. Logo faz amizade com outro urso, Koda, mas se vê em apuros quando seu próprio irmão começa a caçá-lo.

ü  Kramer vs. Kramer:

Aborda valores como família, responsabilidade e amor.

     Sinopse:

Ted Kramer (Dustin Hoffman) é um profissional para quem o trabalho vem antes da família. Joanna (Meryl Streep), sua mulher, não pode mais suportar esta situação e sai de casa, deixando Billy (Justin Henry), o filho do casal, com Ted, que tudo faz para poder educá-lo, trabalhando e fazendo as tarefas domésticas. Quando consegue ajustar seu trabalho a estas novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted, porém, se recusa e, os dois vão para o tribunal lutar pela custódia de Billy.

  ü  Toy story.

Aborda a amizade, o companheirismo, a honestidade e o ajudar ao próximo

Sinopse:

O aniversário de Andy está chegando e os brinquedos estão nervosos. Afinal de contas, eles temem que um novo brinquedo possa substituí-los. Liderados por Woody, um caubói que é também o brinquedo predileto de Andy, eles montam uma escuta que lhes permite saber dos presentes ganhos. Entre eles está Buzz Lightyear, o boneco de um patrulheiro espacial, que logo passa a receber mais atenção do garoto. Isto aos poucos gera ciúmes em Woody, que tenta fazer com que ele caia atrás da cama. Só que o plano dá errado e Buzz cai pela janela. É o início da aventura de Woody, que precisa resgatar Buzz também para limpar sua barra com os outros brinquedos.


        Definições:

ü  Amizade
       A amizade é um sentimento de grande afeição, de simpatia por alguém. Afeto que liga as pessoas umas às outras. O verdadeiro amigo é aquele que é capaz de demonstrar afeto, admiração, companheirismo, tolerância, amizade pelo amigo em qualquer circunstância, seja de dor, seja de alegria. O amigo é capaz de doar-se, de ser generoso em suas ações com o outro, de compreender as falhas, de reconhecer as qualidades.
       A amizade é um sentimento que dá confiança e equilíbrio em sua vida!

ü  Amor
      A palavra amor presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, quere bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc.
       O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.

ü  Alegria
      A alegria é expressa por sorrisos, contentamento, em seguida, pode ser verbalmente agradecida.
      O tempo até passa mais rápido do que você imagina, o estímulo da alegria vem através dos cinco sentidos que dão prazer e, logo, a alegria.
       Alegria é só um termo que descreve prazer por outras palavras, mais socialmente aceita.
       Segundo Alexei Lisounenko, alegria se traduz em aceitação, ou seja, você aceitar quem de fato você é, assim possibilitando até mesmo mudanças em sua vida. Ele frisa que esta aceitação está longe do conformismo, onde você aceita sua vida de uma forma negativa, sem perspectiva de mudança.
       Alegria é dar alegria! De forma alegre! Por ser contagiante, a alegria melhora a qualidade de vida do ser humano.

  ü  Bondade
       Bondade é qualidade correspondente a ser bom, ou seja, a qualidade de manifestar satisfatoriamente alguma perfeição, que se pode aplicar as pessoas, coisas e situações. Em que pese à bondade ser usada frequentemente para designar uma virtude pessoal, quando aplicada a objetos e situações ela pode se referir apenas à perfeição de algumas características do objeto ou situação. Por exemplo: ao afirmar que um vinho é bom, a bondade em questão se refere apenas às qualidades de aroma e sabor. A bondade pode significar a disposição permanente de uma pessoa em não fazer o mal, ou de um objeto ou situação de não ser prejudicial, neste sentido tem por sinônimo a benignidade. Neste sentido, na medicina diz-se que um tumor é benigno, embora, concretamente, seja uma patologia. A bondade pode significar a disposição permanente de uma pessoa em fazer o bem, neste sentido tem por sinônimo a benevolência.

ü  Carinho
       Uma companhia, carinhos pode ser o alívio para as misérias.
       Ser carinhoso não é dizer “coitado!”, mas fazer com que haja menos infelizes.
       É uma felicidade ser carinhos, ainda que você viva no meio dos brutos.
       O carinho é o fundamento e a expressão maior da amizade.

ü  Cooperação
       Cooperar é trabalhar para o bem de todos.
      Quanto mais eu tenha, mas terá a equipe.
       Jamais ganha-se ou perde-se sozinho; por isso deve-se cooperar.
      Cooperar é trabalhar junto.
       Cooperar tem sempre uma dupla direção: eu ajudo os outros e eles me ajudam.
  
ü  Cortesia
       Respeito com que se trata a todos.
       Cortesia é agir com educação, civilidade.
       Agir de acordo com as normas da sociedade.
      Tratar a todos com civilidade.

ü  Dedicação
      A vitória vem com a perseverança e a dedicação.
      Sendo constantes e dedicados obtemos as coisas difíceis em pouco tempo.
     A dedicação é a virtude pela qual todas as demais virtudes são frutos.
      A dedicação e a perseverança são fontes de possibilidades.
      Dedicação se funde com disciplina, compromisso, continuidade, integridade e fidelidade.

         ü  Esperança
      A sorte ajuda os que se atrevem. Eles têm esperança.
      A esperança é a última que morre.
      A esperança é o primeiro segredo do êxito.
      É infinitamente mais bonito deixar-se enganar dez vezes do que perder de uma só vez a esperança.
      A esperança é o sentimento que nos faz acreditar que é possível realizar nossos desejos e sonhos. Ela nos proporciona força interior, nos faz acreditar, nos impulsiona, nos faz suportar os problemas do dia-a-dia, pois quando temos esperança sabemos que tudo é possível de ser realizado, alcançado, que tudo é passageiro, que tudo tem solução, que sempre existe uma luz no final do túnel, um caminho a ser explorado, algo a ser descoberto.
      A esperança nos faz levantar quando arrasados, pois sabemos que sempre podemos recomeçar. Ela nos faz crer que o impossível pode ser possível.

ü  Gratidão
        Sentimento de se considerar agradecido à outra pessoa por um favor ou benefício recebido.
        Agir com gratidão é reconhecer o apoio, a ajuda ou auxílio dado por outrem.
        Uma pessoa grata demonstra com atitudes que sabe dar valor ao benefício recebido.

 ü  Honestidade
       A honestidade é uma virtude humana e significa falar a verdade e/ou executar um trabalho sem enganar ou fraudar. O fundamento da honestidade é refletido no termo honra.
        Esta é a qualidade do honesto. Ser digno de confiança, justo, decente, consciencioso, sério.
        Ser honesto significa ser honrado, ter um comportamento moralmente irrepreensível.
        Quando evitamos o fingimento, a falsidade, a mentira, os preconceitos, as mesquinharias, as ilusões, estamos sendo honestos.
        A honestidade é parceira da verdade e ambas são necessárias para melhorar o caráter.

      ü  Justiça
      Justiça é a virtude que consiste em estar de acordo com o que é direito, com o que é justo; é o reconhecimento do mérito, da qualidade de alguém ou de algo, é o poder fazer valer o direito de cada um.
      Agir com justiça significa agir de acordo com o direito, garantindo que cada um tenha aquilo que é seu.
      Existem formas terríveis de injustiça que estão presentes em todo o planeta. São aquelas que impedem a sobrevivência digna do ser humano, como a fome, a violência ou a miséria, e aquelas causadas pelo preconceito, como o caso da discriminação racial ou por crenças religiosas. Quando somos preconceituosos impedimos que o outro exerça seus direitos, pois retiramos dele o princípio fundamental da igualdade.
      Podemos perceber então que a justiça garante também a nossa liberdade, porém uma liberdade que deve ter como limite o direito do outro. Com nossas ações devemos assegurar os direitos de todos.

ü  Liberdade
       A liberdade é o poder de fazer ou deixar de fazer o que se quer.
       Atitude de quem se senti à vontade para fazer algo.
       A liberdade é um dom a ser preservado e, deve-se sempre lembrar que fazer o que se quer pode acarretar consequências, por isso que devemos agir com responsabilidade, apesar de termos liberdade de escolha.

ü  Paz
       Ausência de brigas.
       A paz é o sentimento de sossego, de estar tudo bem.
       È a sensação de estar de bem com a vida.

ü  Respeito
       Respeito: ato ou ação de respeitar, sentimento que leva a tratar alguém ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência; consideração reverência, respeito filial.
       Obediência, acatamento, submissão: respeito às leis.
       Homenagens, cumprimentos: apresentar seus respeitos.
       Dizer respeito a, pertencer ou referir-se a, ter relação com: tudo isto diz respeito a um fato de suma importância.

ü  Responsabilidade
       A responsabilidade implica responder pelos próprios atos, palavras ou ações, ou seja, assumir o que se fala e se faz; implica arcar com as consequências do próprio comportamento e cumprir os compromissos assumidos.
       Adotar uma atitude responsável é assumir a própria vida, é decidir por si mesmo, é também respeitar a si mesmo, cumprir com os deveres e fazer cumprir os próprios direitos, respeitando sempre os direitos dos outros; é reconhecer os próprios erros e aprender com eles, é ser sensato – não perder a noção dos seus limites e dos limites dos outros.

ü  Solidariedade
       Solidariedade é um laço, compromisso ou ligação mútua entre duas ou mais pessoas, as quais se tronam dependentes umas das outras. Ser solidário é ser capaz de manifestar sentimento de simpatia, ternura, pelos que sofrem, pelos injustiçados. É confortar, ajudar, consolar os que nos cercam. É respeitar os outros e agir de maneira coerente e justa, de forma a garantir os direitos fundamentais de todos. A justiça leva á solidariedade, pois ao nos indignarmos e agirmos contra os atos ou situações injustas estamos sendo solidários.
       Quando falamos em solidariedade, pensamos logo nas campanhas contra a fome ou para ajudar as vítimas de enchentes, terremotos, tec., mas existem muitas outras formas de solidariedade. Podemos ser solidários ouvindo os problemas de alguém que precisa desabafar; cedendo nosso assento no ônibus para um idoso; deixando de rir quando um amigo ridiculariza outro colega de sala, e muito mais.

      ü  União
       Ato de unir, juntar.
       A união é a junção de pessoas com um propósito em comum.
       A união leva a concórdia e a harmonia.

ü  Verdade
       Verdade é aquilo que está de acordo com os fatos ou a realidade com exatidão, autenticidade. Princípio certo e verdadeiro. Procedimento sincero, honesto, verdadeiro.
       Ser verdadeiro é estar comprometido com a verdade; é não dar espaço para a mentira, para a falsidade, em seu coração; é falar sempre a verdade; é não iludir ninguém, não ser hipócrita, não ser fingido. É ser coerente em suas ações e arcar com as consequências dos seus atos.

PCN

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do Ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:

·       Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

·       Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

·       Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;

·       Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia, ou características individuais e sociais;

·       Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

·       Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

·       Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e á saúde coletiva;

·       Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

·       Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

·       Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

 Para tanto, o estudo dos valores consiste, não somente em cumprir os Parâmetros Nacionais, mas em formar cidadãos críticos, civilizados e responsáveis.                
      O Projeto Valores será um trabalho contínuo que  transcorrerá durante todo ano letivo e, será distribuído da seguinte forma:

ü  1º ano

O 1º ano do Ensino Fundamental trabalhará todos os valores citados neste projeto, dando enfoque à

Amizade – Carinho - Paz

  ü  2º ano

O 2º ano do Ensino Fundamental trabalhará todos os valores citados neste projeto, dando enfoque à

Respeito – Bondade - Amor

ü  3º ano

O 3º ano do Ensino Fundamental trabalhará todos os valores citados neste projeto, dando enfoque à

Dedicação – Solidariedade - Esperança

ü  4º ano

O 4º ano do Ensino Fundamental trabalhará todos os valores citados neste projeto, dando enfoque à

União – Alegria - Honestidade

ü  5º ano

O 5º ano do Ensino Fundamental trabalhará todos os valores citados neste projeto, dando enfoque à

Responsabilidade – Liberdade - Justiça

ü  Educação Física

As aulas de Educação Física trabalharão todos os valores citados neste projeto, dando enfoque à

Cooperação

ü  Música

As aulas de Música trabalharão todos os valores citados neste projeto, dando enfoque à

Gratidão - Cortesia

ü  Inglês e Informática

As aulas de Inglês e Informática trabalharão todos os valores citados neste projeto, dando enfoque à

Verdade
Seguem algumas Atividades em anexo:

















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Planejar é preciso (Rosa Maria Antunes de Barros)

O planejamento sempre foi um instrumento importante
para o ser humano, em qualquer setor da vida em sociedade: no governo, na
empresa, no comércio, em casa, na igreja ou na escola. Planejar torna possível definir
o que queremos a curto, médio e longo prazo; prever situações e obter recursos;
organizar as atividades; dividir tarefas para facilitar o trabalho; avaliar.
Nem sempre nos damos conta de como o planejamento
está presente em nosso dia-a-dia. Até mesmo uma ida ao mercado requer
planejamento, para evitar compras desnecessárias e excessos no orçamento.
Mas isso não afasta os improvisos, que fazem parte
da vida e também são esperados, em um planejamento – às vezes, são eles que dão
‘aquele tom’, isto é, mais realce e qualidade àquilo que estamos pretendendo.
Mas, e na escola, como é o planejamento?
Para muitos, é o cumprimento de uma exigência
burocrática de diretores e supervisores de ensino. Muitos professores reclamam
pelo tempo que ‘perdem’ elaborando um plano do trabalho e muitas vezes nem
chegam a consultá-lo ao longo do ano. Um documento preparado com esse espírito
com certeza não tem função no cotidiano, pois não atende a uma necessidade
prática. E o que acaba acontecendo, então? De tudo um pouco.
• Alguns professores dão aulas de improviso: Na
hora eu resolvo o que vou trabalhar com os alunos.
• Outros transformam o livro didático em plano de
trabalho e dizem: É mais prático, não tenho tempo para ficar inventando
novidades.
• Outros, ainda, copiam todos os anos o mesmo
plano: Afinal, para que mudar? Ninguém vai ler mesmo!
• E há aqueles que fazem pequenas modificações nos
planos anteriores, nem sempre muito significativas.

UM PLANEJAMENTO DE VERDADE




Mas não podemos deixar de falar dos professores
que, para elaborar seu planejamento, levam em conta:
• o tipo de aluno que a escola pretende formar;
• exigências colocadas pela realidade social;
• resultados de pesquisas sobre aprendizagem;
• contribuições das áreas de conhecimento e da didática.
Para esses professores, o
planejamento é um instrumento de fato – um meio de organizar o trabalho e
contribuir para o aprendizado dos alunos.